terça-feira, 19 de abril de 2011

O Rei Roberto Carlos completa 70 anos

Ele cantou e canta aos corações de muitas gerações que se identificam com o lirismo de suas composições. Falando de amor ou amizade, religião ou natureza, Roberto Carlos - que, nesta terça, 19, completa 70 anos de vida - é dono de repertório de dar inveja a muitos artistas e faz por merecer o apelido de Rei, mantendo-se no topo após cinco décadas de carreira.

O relojoeiro Robertino Braga e a costureira D. Laura colocaram no mundo seu quarto filho, Roberto Carlos, em 19 de abril de 1941, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Aos 9 anos de idade, o garoto cantou em uma rádio local e percebeu que era na música que gostaria de seguir - deixando de lado os sonhos de sua mãe, que, apesar de tê-lo incentivado nas canções, torcia para que o filho se tornasse médico. Anos mais tarde, já na época da Jovem Guarda, as composições e o carisma de Roberto o tornariam um ídolo no Brasil.

Sua vasta discografia conta com mais de 60 álbuns lançados no país e inúmeros hits. Junto a Erasmo Carlos, compôs verdadeiros hinos do rock nacional na década de 60, como "É Proibido Fumar", além de diversos sucessos românticos que integraram a trilha sonora de muitos casais ao longo dos anos - suas faixas também ganharam muitas versões e, em janeiro, o Ecad divulgou um ranking das dez músicas de Roberto que mais foram regravadas por outros nomes (veja a lista aqui). Em 2009, o Rei celebrou 50 anos de carreira com uma série de shows no Brasil e algumas datas no exterior, comemoração esta que se estendeu até o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário