terça-feira, 17 de maio de 2011

Dia Nacional de Combate a Homofobia


Comemora-se nesta terça-feira (17) o Dia Nacional Contra a Homofobia. Neste ano, no entanto, as comemorações no Brasil ganham ainda mais importância com a legalização do casamento gay. A decisão, aprovada pelo Superior Tribunal Federal no último dia 6 de maio, permitirá inclusive que casais do mesmo sexo possam adotar crianças.

Além de garantir a união estável reconhecida pela justiça, os homossexuais brasileiros terão os mesmos direitos dos casais heterossexuais como pensão, herança, comunhão de bens e previdência. Também é possível pedir o reconhecimento da união civil em cartório ou juridicamente com a comprovação da união estável.

A mudança na legislação é mais um passo contra a homofobia no país e deve facilitar a aprovação da PLC 122, criada para ser uma lei anti-homofobia.

A data da comemoração internacional contra a homofobia foi escolhida como recordação à exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizada em 17 de maio de 1990, mas oficialmente declarada em 1992.

E em decorrência desse dia, na verdade dessa comemoração, foi dado início ao 8º Seminário LGBT que tem como slogan "Quem ama tem o direito de se casar".

Evento que comemorou a conquista pela união homoafetiva, e que mais uma vez bate na tecla da PL 122 que defende que homofobia se torne crime. Teve o presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros, Toni Reis, entregando um abaixo-assinado com cerca de 100 mil assinaturas apoiando o projeto de lei. E completando a cantora Preta Gil que participou do seminário e afirmou ser bissexual, confira isso e muito mais aqui.

Sem falar que aqui no Rio de Janeiro, o governo lançou uma campanha contra a homofobia, os detalhes dessa campanha, divulgada pelo governador Sérgio Cabral, você lê aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário